Na manhã desta terça-feira, 6, o secretário de Representação do Governo de Sergipe em Brasília, Fábio Reis, participou de duas importantes solenidades em Lagarto, marcando um novo capítulo no desenvolvimento educacional e cultural da cidade.
Junto ao governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e ao vice-governador e secretário de Educação e Cultura, Zezinho Sobral, Fábio Reis esteve presente na inauguração da ampliação do Colégio Estadual Sílvio Romero. As melhorias incluem a reforma da quadra de esportes, cozinha, biblioteca e laboratório, além da construção de um novo vestiário e a instalação de ar condicionado. As melhorias visam proporcionar um ambiente mais adequado e confortável para a prática de atividades físicas dos estudantes, incentivando o esporte e contribuindo para a formação integral dos jovens.
Em seguida, foi a vez da Casa de Cultura Sílvio Romero receber as atenções. O local, que homenageia o renomado crítico literário e folclorista brasileiro, desempenha um papel essencial na preservação e promoção da cultura local. A reforma, que revitalizou completamente o espaço fundado em 1923, incluiu a modernização total das suas instalações.
Durante a cerimônia, Fábio Reis destacou a importância de investir na cultura e na educação como pilares do desenvolvimento social. “A reforma da Casa de Cultura Sílvio Romero não é apenas uma obra física, mas um resgate da nossa história e um incentivo ao futuro cultural da nossa comunidade. Após anos de abandono, estou muito feliz por termos conseguido priorizar esse grande patrimônio de Lagarto”, afirmou o secretário. Ele destinou R$3 milhões em emendas do mandato como deputado federal para a realização da obra, em parceria com o Governo de Sergipe.
O presidente da Academia Lagartense de Letras, Paulo Andrade Prata, falou sobre o trabalho realizado por Reis. “Convivi com o avô dele, Arthur, de quem fui secretário e procurador, e com o pai dele, Jerônimo, de quem fui assessor. Agora, tenho essa convivência com ele, que se mostrou um grande amigo e um verdadeiro anfitrião. Só tenho gratidão pelo trabalho que ele desempenha e pelo apoio que ele tem nos dado. Sem as emendas de Fábio Reis, nós não estaríamos aqui hoje”, celebrou Prata.
As solenidades contaram com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da Academia Lagartense de Letras, Paulo Andrade Prata, e membros da instituição; os secretários de Estado Igor Albuquerque (Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura) e Marcos Franco (Turismo); Edson Costa, superintendente de Educação; Valdir Pinto, diretor de Engenharia da Secretaria de Educação; Marcel Rezende, secretário executivo de Educação e Cultura; Magson Almeida, secretário de Educação de Lagarto; os dirigentes Jorge Henrique (Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas), Carla Fontes (Fundação Estadual de Saúde), Adna Santana (Fundação Hospitalar de Sergipe); os ex-deputados federais Jerônimo Reis e Goretti Reis; o diretor da Maternidade Zacarias Júnior, Edivanilson Rodrigues, além de membros da Academia Lagartense de Letras, alunos municipais, professores, lideranças comunitárias e demais autoridades.