O deputado federal Fábio Reis (MDB), coordenador da bancada sergipana, participou na manhã desta quarta-feira, 23, da cerimônia de colocação da pedra fundamental do Hospital de Amor, que será construído em Lagarto.
O hospital é referência internacional no tratamento e prevenção de câncer no Brasil e realiza quase 6 mil atendimentos diários, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente a instituição conta com 18 unidades em funcionamento e outras em processo de abertura e construção, como é o caso de Sergipe.
Graças ao empenho de toda a bancada sergipana, que se reuniu ao longo do ano passado para chegar num entendimento sobre a destinação da emenda, o hospital agora está mais perto de ser tornar uma realidade em Sergipe.
“Desde outubro do ano passado, eu e toda a bancada sergipana estamos numa intensa mobilização para garantir recursos para a construção do Hospital de Amor em Lagarto. Atualmente, mais de 20 mil sergipanos estão em tratamento contra o câncer. Tenho orgulho em dizer que seremos polo nacional nesse tipo de atendimento, que será direcionado para essas e tantas outras pessoas”, disse Reis.
Para o Dr. Henrique Prata, presidente da instituição, a união dos parlamentares sergipanos foi um diferencial na escolha do estado para a construção de um novo Hospital de Amor.
“A solidariedade da bancada sergipana eu não encontrei em nenhum lugar até hoje. Conheço todas as bancadas, mas a unanimidade desprovida de egos e diferenças dos parlamentares sergipanos me fez querer instalar em Sergipe esse novo centro. Com esse gesto, eles salvarão muitas vidas”, finalizou Prata.
*Economia*- Este será o primeiro Hospital de Amor do Nordeste e estima-se que sejam injetados R$ 5 milhões na economia de Lagarto, apenas em sua abertura, além de trazer mais de R$ 10 milhões por mês circulando no município.
O hospital foi planejado para ter 120 leitos de internação adulto, 30 leitos de internação infantil, 10 de UTI adulto e 10 de UTI infantil, 43 leitos de quimioterapia adultos e 24 de quimioterapia infantil, seis salas de cirurgia, dois aceleradores linear, dois tomógrafos, um aparelho de braquiterapia e 16 consultórios ambulatoriais, além de outras áreas técnico-administrativas.
“Sabemos que é necessário garantir um tratamento adequado às necessidades dos pacientes oncológicos e um bom apoio clínico no tratamento requer uma competente equipe multiprofissional que cerca os pacientes de cuidados. Hoje, com a colocação dessa pedra fundamental, estamos cada vez mais próximos desse sonho, que será uma das obras mais importantes para o município de Lagarto, estado de Sergipe e para a região Centro-Sul. Estou muito feliz e emocionado em fazer parte desse momento histórico e necessário”, comemorou o deputado Fabio Reis.
Além de Fábio Reis e Henrique Prata, o evento contou com a participação dos deputados federais Fábio Mitidieri (PSD), João Daniel (PT) e Gustinho Ribeiro (Solidariedade), além dos senadores Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (Cidadania). A prefeita da cidade, Hilda Ribeiro, o Bispo da Diocese de Estância, Dom Giovanni Crippa, padres do clero diocesano e vereadores da região também estiveram presentes.