Ao longo dos últimos três meses, o parlamentar participou de audiências e recebeu, em seu gabinete, os representantes das principais operadoras de telefonia móvel, além de ter debatido o tema com os presidentes da Anatel, da Embratel e da GSM Brasil.
Fábio fez discursos em plenário, nos quais criticou a Agência Nacional de Telecomunicações e também as operadoras pelo serviço prestado no Estado de Sergipe, classificado por ele como péssimo. “É inaceitável que empresas façam planos prometendo à população ligações com valores baixíssimos que, na prática, resultam em dezenas de ligações que caem o tempo todo, ou seja, de que adianta uma promoção de centavos se, no final, a pessoa precisa fazer diversas ligações para concluir um assunto?”, questionou, em discurso proferido em setembro.
A Vivo, principal operadora de Sergipe, detentora de mais de 60% dos clientes, garantiu que o Estado receberá mais investimentos da empresa. Segundo a empresa, o sinal de telefonia celular será ampliado para o Povoado Colônia Treze em junho de 2014, onde também será instalada uma Estação de Rádio Base (equipamentos que fazem a conexão entre os telefones celulares e a companhia telefônica).
A TIM, quarta colocada no ranking das operadoras, prometeu a instalação de novas antenas e de fibra ótica, que aumentarão a capacidade da rede. As antenas serão instaladas nos municípios de Canindé do São Francisco, Estância, Itabaianinha, Itabaiana, Japaratuba, Lagarto, Riachão do Dantas e Ribeirópolis, entre os meses de abril e maio de 2014.
A segunda maior em cobertura no estado, a Oi, oferece 3G apenas em Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, mas tem planos tem ampliar este número em 2014. Já a Claro garantiu que instalará novas Estações de Rádio Base, inclusive na área rural, mas não informou quando nem aonde.
O deputado compôs, neste segundo semestre, a Comissão Especial que analisou o PL 5013/2013, conhecido como PL das Antenas. A Comissão Especial analisa relatório final e a votação do projeto de lei será em 2014.